Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Diário de Bordo: Vale do São Francisco em Pedro II

Tempos sem atualizar o Compenetradas, não é por falta de acontecimentos, pelo contrário muito trabalho, muita coisa para fazer e pouco tempo para escrever no Diário. Deixa eu colocar uma nota então no Diário de Bordt sobre a viagem de confraternização entre o povo do meu trabalho -CERAC. Fomos para o Vale do São Francisco comunidade de Pedro II, sem energia elétrica, sem tecnologia, somente, natureza e natureza. Queria dessa viagem destacar apenas duas coisas, das várias maravilhas que vivi e sentir por lá. Há muito tempo eu não tinha uma sensação tão boa de lar, de família, mesmo não estando com a minha, mas senti saudades do tempo em que eu me sentava com o pessoal lá de casa na porta e contávamos histórias, ou quando faltava energia e ficávamos à luz de velas brincando e conversando, não vou dizer que nessa época tinha o violão, não, minha família não tem veia artística, na viagem ao Vale tinha o José Maria, que assumiu a função de tocar e cantar, essa era a diferença. Fico imaginando até onde a tecnologia vai influenciar na rotina familiar, hoje é difícil, eu não conheço, a família que se reúne na hora das principais refeições para fazê-las juntas, cada um pega seu prato e corre para frente da TV, esses momentos importantes perdemos sem nem perceber. Saudades dessas coisas simples, saudades desses momentos únicos.


Outro destaque é mais tecnológico, a energia solar. A casa de Seu Zé e Dona Maria é alimentada com esse tipo de energia renovável, magnífico. O que mais temos no Nordeste? Sol. Então porque não aproveitamos? É bem mais complicado do que parece, primeiro pela carestia que é a placa para a obtenção dessa energia e depois, ao meu ver, há um jogo de interesse dos nossos políticos. Mas, não fiz pesquisa, estou falando de primeira observação, talvez existam outras dificuldades, mas olhando e querendo simplificar, aproveitar nossa potencialidades para diminuir gastos e preservar o meio ambiente é viável, se não existisse complicações e interesses... Até a próxima viagem.

Nenhum comentário: